quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sexo e calorias

 - lubrificantes250.jpg

A clássica desculpa da dor de cabeça pode dar lugar a um certo esforço por parte das mulheres na hora do sexo por vários motivos. Além do desejo, pensar nas inúmeras vantagens da relação sexual ajuda a dar uma chance para o parceiro ou parceira.
Uma pesquisa realizada por uma marca de bebidas britânica mostrou que 76% das mulheres topam começar uma relação sexual mesmo exaustas quando pensam nas calorias que podem perder no ato.
A atriz Kim Catrall, a Samantha, de "Sex and The City", e a ex-Spice Girl Mel B admitiram ser adeptas do "sexercise", que queima entre 150 e 250 calorias a cada 30 minutos de esforço físico, no caso, sexo!

- Sexo matinal - Ele quer sexo. E você? Topa ou prefere dormir mais dez minutinhos?
- As fases do sexo - Aos 20, aos 30 e aos 40 anos, muita coisa pode mudar na cama...
- Ele não quer sexo! - O que fazer quando as noites do casal se tornam cada vez mais frias?

Sexo matinal

 - sexo matinal 250.jpg


Sete da manhã. O despertador tocou e você está enrolando na cama, curtindo aquela preguiça. É quando o seu marido te abraça por trás e você percebe que parte do corpo dele já está de pé. Ele quer sexo. E você? Topa ou prefere dormir mais dez minutinhos? E mais: o que significa a ereção dele ao acordar - tesão por você ou mera vontade de ir ao banheiro?

Topo feliz da vida

Para muita gente, transar de manhã é sinônimo de começar o dia com o pé direito e a usuária da rede social do Bolsa de Mulher Lucinha está nesse time. "Sexo à noite é bom para dormir bem, relaxada, em paz. Pela manhã, é bom para o dia começar a mil e a gente chegar ao trabalho alegre e feliz", diz ela.

Já Popparela, também da rede do Bolsa de Mulher, acorda no clima. "Não sei por que, mas de manhã cedo levanto com um tesão doido", conta ela, que acredita que o sexo matinal faz bem para o casal e melhora o humor.

A verdade é que sexo matinal não é para todas. Em regra, os homens curtem. Já as mulheres... A usuária B. Costa não quer saber de transar de manhã. O motivo? Preguiça. "Meu soninho da manhã é sagrado e o mais gostoso. Não gosto que nada, nem o sexo, atrapalhe", revela.

Só mais cinco minutinhos

A usuária Delma está casada há sete anos e faz sexo todos os dias. "Mas isso não quer dizer que o meu desejo continua o mesmo do começo", conta ela, lembrando que, no início, tudo é novidade e que, depois que se tem uma vida em comum, as coisas mudam. "Acho que tudo muda, o tratamento muda e até o beijo muda", diz.
Para Delma, a mulher gosta de ser conquistada todos os dias. "Para os homens acredito que é diferente: se ele acorda com tesão, quer matar a vontade e pronto. Não pensa se estamos com sono e já nos acordam apalpando", critica ela. Já viu esse filme?

De pé

A usuária Marcelle se lembra de um detalhe que, se não explica, favorece a vontade masculina de começar o dia fazendo sexo. "Os homens já acordam 'prontos' enquanto nós não!", aponta ela, dizendo que nós mulheres somos diferentes e precisamos esquentar o motor. "Para mim, de manhã tem que ter preliminar dupla. Acordo toda lerda e demoro a pegar no tranco", diz.

Bom para a saúde

O sexólogo Helio Felippe cita um estudo da Universidade Queen's de Belfast (Reino Unido), que afirma que sexo pela manhã reforça as defesas imunológicas, melhora a circulação e diminui a pressão: "Além disso, permite queimar calorias, reduz o risco de diabete, fortalece ossos e músculos, e ajuda a aliviar a artrite e dores de cabeça".

Helio afirma que o sexo traz uma grande melhora emocional, desenvolvendo o ânimo e diminuindo a tendência a desenvolver um quadro depressivo. "A atividade sexual matutina aumenta a autoestima, estimula a criatividade, promove o autoconhecimento e revitaliza", garante o sexólogo.

Quanto aos que recusam sexo de manhã, Hélio salienta que há uma grande variedade de "desculpas" para isso. "Talvez sejam tantas quanto as impressões digitais, indo desde a preguiça, passando pela higiene e terminando na própria falta de desejo", enumera, explicando que, pela manhã, as mulheres se acham menos atraentes e muitas vezes tentam evitar o contato com o parceiro por conta disso. "A explicação é científica: elas têm um nível de estrógeno mais baixo de manhã, o que diminui seu metabolismo e, consequentemente, seu apetite sexual", esclarece.

No entanto, algumas mulheres afirmam que, apesar da preguiça ou da distância, se for criado um clima favorável com carícias e preliminares, o sexo acaba rolando e é muito bom. "Por outro lado, a maioria dos homens diz gostar de sexo matinal, recusando apenas se não houver tempo hábil", afirma o sexólogo.

Tesão do xixi

Mas o que significa a ereção matinal? Tesão ou vontade de ir ao banheiro? "Estudos dizem que o homem tem dois picos de produção do hormônio sexual, sendo um matinal e outro noturno. O matinal ocorre das 8h às 10h e o noturno acontece das 20h às 22h. Nesses períodos, em geral, ocorre um aumento na disposição física e no desejo sexual do homem", explica Hélio Felippe.

Muitos homens, porém, têm ereção matinal provocada pela pressão da bexiga cheia sobre os nervos da ereção que passam ao lado da próstata. "Esses fatores, em conjunto, despertam uma sensação de prazer no homem e os levam a preferir ter relações neste horário", finaliza o sexólogo. 

 As fases do sexo

 -


Lembra-se de como você era dez anos atrás? Além do corte de cabelo, seus interesses eram diferentes, seu corpo era possivelmente mais rígido e sua cabeça certamente não era a mesma de hoje. Depois de dez anos, é claro que a cama também mudou - e não estamos falando do colchão, mas do seu desejo, do seu desempenho e do seu gozo.
Algumas coisas continuam iguais - como aquela pinta no ombro direito ou a vontade de ganhar uma lingerie vermelha de presente de aniversário - mas outras acabam mudando quando se tem 20, 30 ou 40 anos de idade. Como vai ser o sexo daqui a dez anos?
Teste: Sexo frio, morno ou quente?
 
Aos 20


Aos 20 anos, quanta animação! As mulheres jovens fazem preliminares de duas horas, transam pelas escadas do prédio e depois contam tudo para as amigas. É assim com Adriana*, de 22 anos, que tem um namorado há quatro meses, com quem jura que vai ficar pelo resto da vida. "Ele é o segundo cara com quem transei. É bonito, carinhoso e nos damos muito bem", diz, comedida - os detalhes ela deixa para as amigas íntimas. "Eu e meu namorado fazemos coisas que antes eu achava que só as prostitutas faziam. Mas ele me mostrou que é natural. E muito gostoso", conta a estudante.

Ele não quer sexo

 -

Você contou as horas para encontrá-lo e viver aquele momento especial e prazeroso a dois. Mas nada aconteceu de novo. Por alguma razão, mais uma vez, ele se esquivou. Em um relacionamento, muitas coisas precisam ser preservadas, como companheirismo, sinceridade, carinho. E o sexo não está fora desta lista. O romance começa com a atração física, é colorido por ela e, quando se percebe que esta parte anda ausente demais, é sinal de que algo está errado entre o casal.

A economista Lúcia Britto de Lima fez de tudo para manter acesa a paixão pelo namorado - com quem tudo ia muito bem, até estarem a sós entre quatro paredes. O sexo existia, mas a frequência não chegava nem perto de satisfazê-la. "Ele ficava muito tempo para me procurar. E quando eu era muito insistente, ele ficava irritado. Às vezes, eu tinha de falar: "Cara, já tem dez dias que não rola nada'", conta a economista.
“Ele não mostrava mais interesse como antes. Estava envolvida com as minhas coisas e demorei a perceber isso como um problema real entre a gente.”


Depois do namorado desfilar um rosário inteiro de desculpas, os questionamentos de Lúcia terminavam sempre em discussões. Valia de tudo para não comparecer: desde a célebre dor de cabeça, passando pelo cansaço por conta do trabalho, até o jantar pesado que havia comido uma hora antes. "Conversei para saber se o problema era comigo. Ele negou. Um tempo depois, passou a dizer que o problema era de ajuste. Sugeri então que a gente passasse a treinar mais. Não adiantou", confessa.
Mas Lúcia não broxou. Decidida, foi a um sex shop tentar incrementar as preliminares do casal - quem sabe assim ele se animava mais? "Comprei um gel que aumentava a sensibilidade e um anel peniano que melhora a ereção. Ele gostou da iniciativa, mas isso não resolveu nosso problema. Depois de 15 dias sem transar, tivemos uma conversa séria e terminei o relacionamento. Ele tinha algum problema e não queria que eu o ajudasse", analisa a economista.

De noite na cama


O casamento da vendedora Andréia Veiga também foi abalado pelo comportamento preguiçoso do marido. Não que ele não trabalhasse e ajudasse em casa, o marido de Andréia sofria era de preguiça sexual. "Sua disposição para o sexo era contagiante", ironiza ela, afirmando que era mais disposta para o sexo do que ele desde o namoro. "Mas ele correspondia, senão não tinha casado. Só que, depois do casamento, a situação ficou crítica. Ele nunca tinha ânimo. Eu que tinha que ter a iniciativa. Aí, ele até se empolgava, mas sempre aquela coisa meia-bomba. Ele estava
mais preocupado em tomar cerveja, falar de futebol, ir jogar vôlei na praia do que transar com a mulher. Acabei cansando e comecei a procurar outros caras. Daí, a relação só degringolou e nos separamos", conta Andréia, que briga com o ex-marido pela guarda da filha.

TESTE: QUEM GOSTA MAIS DE SEXO: VOCÊ OU ELE?
Segundo a psicóloga Silvia Cohen, é comum que a mulher, em um primeiro momento, associe a rejeição masculina a um problema com sua própria sensualidade: "Ela pensa logo que está gorda ou não está mais bonita. É comum imaginar que ele está interessado em outra mulher também". No entanto, a psicóloga enfatiza que, num relacionamento, muitas razões podem motivar o afastamento paulatino do homem. O diálogo entre o casal e a vontade de ambos em solucionar a questão são pontos fundamentais para que o desentedimento sexual deixe de existir. "A mulher precisa ser muito cuidadosa ao abordar a questão, que para o homem é sempre complicada. Se os dois formam um casal, a intimidade deve ser usada para falar de maneira aberta sobre o assunto. É preciso cumplicidade", orienta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário